promesas-hijos-700x467-1-696x410

Quando lhe fazem uma promessa, você gosta que a cumpram? A mesma coisa acontece com seus filhos, se você lhes fizer uma promessa, eles vão querer que você cumpra, porque é a coisa certa a fazer! Se você não tem certeza se será capaz de cumprir as promessas que deseja fazer aos seus filhos, simplesmente não o faça.

É possível que você tenha feito promessas a seus filhos e que tenha falhado com elas mais de uma vez porque muitas coisas acontecem e não poderiam ser ou simplesmente porque você não se lembrou. Se você já prometeu a seus filhos coisas que não pôde cumprir, talvez tenha cruzado os dedos para que um dia depois de fazer a promessa, eles tenham esquecido dela… Mas em vez de fazer isso, há algo melhor: prometa somente o que você realmente pode realizar.

Você mentiu para mim

Quando seu filho perceber que você não cumpre o que promete, ele poderá dizer frases como: ” Você mentiu para mim”, “Você sempre me diz a mesma coisa e não cumpre”. Essas palavras podem machucar seu coração e fazer você sentir um grande nó no estômago. Quando isso acontecer com você, poderá perceber que as crianças não esquecem o que é importante para elas … Então, se você não quer decepcioná-las, é melhor pensar duas vezes antes de prometer algo que não vai cumprir.

Se você fizer promessas a seus filhos que não vai cumprir mais tarde, vai causar decepção e muita dor emocional. As crianças pequenas, se prometem algo, geralmente cumprem (dentro de suas possibilidades), por isso esperam a mesma lealdade dos outros e, principalmente, das pessoas que mais amam, como seus pais. Quando alguém quebra uma promessa que fez, não hesita um segundo em protestar porque se sente profundamente magoada emocionalmente.

A importância de cumprir promessas

Você já parou para pensar por que é tão importante que você cumpra as promessas que faz a seus filhos? Porque eles confiam em você. Muitas vezes as crianças ouvem sim a qualquer coisa, apenas “calem a boca” em um determinado momento, mas isso não é feito de forma racional ou empática. As crianças percebem que as coisas nem sempre são como gostariam que fossem.

Nós adultos somos o mundo das crianças e se não cumprirmos as promessas que lhes fazemos, estaremos ensinando-lhes que o mundo não é um lugar seguro e confiável … E eles esperam isso de adultos de referência, ou seja, eles esperam que transmitamos proteção e segurança emocional, mas quando uma promessa é quebrada … nada disso existe.

Em vez disso, quando as promessas são cumpridas, mostra-se aos filhos o quanto são importantes para nós, que os amamos de todo o coração e, acima de tudo, que os valorizamos acima de tudo. Aprenderão também que podem contar conosco sempre que necessário … algo fundamental para a estabilidade emocional.

Promessas são mantidas

As promessas feitas aos filhos devem ser cumpridas e isso é essencial para que se sintam amadas e, acima de tudo, para que aprendam que as promessas são cumpridas. As crianças aprendem por imitação e pelo exemplo, por isso precisam ver em você os valores que você deseja que aprendam.

Eles perceberão, graças às promessas mantidas, que por meio da segurança e da confiança podem criar amizades fortes e relacionamentos estáveis ​​baseados no respeito e no amor mútuo.

Não faça promessas vazias

Se você já fez promessas a uma criança que não cumpriu, é melhor pensar duas vezes antes de fazer de novo. Não faça promessas vazias e, se prometer algo, faça algo que possa cumprir. Lembre-se de que se você fizer promessas vazias, as crianças sentirão decepção e decepção em relação a você, pensarão que você não as ama o suficiente e também, isso as afetará seriamente emocionalmente. Você realmente quer aquilo?

Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/